O ‘novo RG‘ começou a ser emitido no Amazonas na quarta-feira, 26 de abril de 2023. A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. Saiba como solicitar o documento em Manaus.
O número oficial da nova carteira é a inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), mas o novo formato permite ainda o acréscimo de outras documentações, gerando um documento unificado.

O novo RG é válido para todo o país, com comprovações biográficas e biométricas antes da emissão.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) coordena o processo de emissão do novo documento no Amazonas.
COMO SOLICITAR O NOVO RG
Para solicitar o novo RG é necessário agendar o serviço por meio do link:
O endereço eletrônico está disponível no site da SSP-AM e da Polícia Civil do Amazonas.
Após o agendamento pela internet, as emissões do novo RG poderão ser realizadas em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), em Manaus.
PRAZO DE EMISSÃO
As pessoas que foram atendidas até os últimos 90 dias, mesmo que tenham solicitado o modelo antigo de identidade, receberão o novo RG. Ou seja, quem foi atendido dentro deste prazo não precisará pedir novo agendamento, pois já receberá a nova Carteira de Identidade Nacional.
Conforme a SSP-AM, neste primeiro momento, pessoas que necessitam do documento com urgência terão prioridade para agendar o serviço.
Após o agendamento pela internet, é importante que a pessoa compareça ao PAC para execução do serviço de emissão do novo RG.
INFORMAÇÕES UNIFICADAS
O diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição Melo (IIACM), perito Mahatma Porto, explicou que o novo sistema vai agregar outras informações sobre o cidadão.
“O novo documento não vai substituir os outros oficiais, mas ele veio para agregar. A carteira de trabalho, o título de eleitor, o certificado de reservista, certidão de nascimento e casamento, e todas as informações de saúde, incluindo o fator sanguíneo, devem ser incluídas nesse cadastro”, disse.
RG ANTIGO
Sobre os modelos antigos de Registros Geral (RG), a SSP-AM informou que eles terão validade até fevereiro de 2032.