Manaus, 20 de abril de 2024

Gastronomia

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução Fotos: Reprodução

Preparo do cuscuz nordestino gerou discórdia no BBB 21: saiba como fazer

Pernambucano ensinou, ao Portal Edilene Mafra, como uma receita.

Por Stephane Simões

Recentemente, o preparo do cuscuz nordestino foi motivo de briga no Big Brother Brasil 21 (BBB21), da Rede Globo, entre os participantes Fiuk e Juliette Freire. Nesta matéria, aprenda como preparar a receita nordestina.

A confusão no BBB 21 teve início no último domingo (28/2) e só teve fim na terça-feira (2/3). Tudo começou quando Fiuk tentou fazer uma farofa com o principal ingrediente do cuscuz: o flocão de milho.

Os nordestinos Juliette e Gilberto tentaram ensinar Fiuk a utilizar o flocão corretamente, que não aceitou bem a ideia.

Juliette ficou chateada com Fiuk, ao sentir-se ofendida com a maneira que ele a tratou. A participante chegou a chorar, destacando que o cuscuz é responsável por matar a fome de muita gente.

Preparo de cuscuz nordestino gerou polêmica no BBB 21, mas já está tudo bem. Fotos: Reprodução

Aprenda a fazer o cuscuz nordestino

Segundo o pernambucano Carlos Cavalcante de Araújo, também conhecido como ‘Paraíba Norte’, existem várias receitas e ingredientes que podem compor o preparo do cuscuz nordestino.

O cuscuz mais simples leva apenas o flocão de milho, leite de coco e queijo coalho ou jabá frito.

Adicione o flocão de milho em uma cuscuzeira grande. Molhe a massa com o leite de coco. Acrescente sal a gosto. “Você vai molhando a massa com o leite de coco. Não é com água”, explica Paraíba Norte, ao Portal Edilene Mafra.

Quando a massa estiver úmida, adicione queijo coalho cortado em pedaços e/ou jabá frito. “Use aquele queijo que não derrete, aquele que é pouco salgado”, disse.

Continue misturando até deixar a massa úmida.

Leve a cuscuzeira ao fogo e deixe ferver por um tempo que vai de 10 minutos a 15 minutos.

Em seguida, é só servir.

A receita rende para até seis pessoas.

No Amazonas, onde a culinária sofre influência do Nordeste, os apreciadores de cuscuz costumam consumir a iguaria com ovos fritos.

Ciro Gomes também ensina

Após ser o protagonista da briga no BBB 21, o uso do flocão de milho repercutiu na internet e foi um dos assuntos mais falados nos últimos dias. O político nordestino Ciro Gomes publicou um vídeo, em suas redes oficiais, ensinando como preparar um cuscuz; assista, abaixo.

No vídeo, além de falar sobre o modo de preparo, Ciro também explicou a origem do cuscuz, receita herdada dos indígenas.

“É preciso conciliar primeiro o português. Então, cuscuz é uma coisa e cuscuz marroquino é outra. Farofa marroquina é outra. E esse cuscuz aqui do Brasil, nós herdamos dos índios”, ressaltou.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!