Manaus, 19 de abril de 2024

Festivais

Fotos: Analu Vieira e Divulgação
Fotos: Analu Vieira e Divulgação Fotos: Analu Vieira e Divulgação

No Dia Nacional da Cultura, Caprichoso e Garantido são homenageados na Aleam

Homenagem ocorreu, nesta sexta-feira (5/11), na Aleam.

Da redação

No Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta sexta-feira (5/11), Caprichoso e Garantido receberam uma homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O autor da sessão especial, o deputado e presidente da Comissão de Cultura da Aleam, Saullo Vianna (PTB) entregou para as associações um certificado de reconhecimento pela contribuição à cultura do estado.

“Esse ano a celebração do Dia Nacional da Cultura é ainda mais especial, porque o setor cultural, de entretenimento e economia criativa foi dos mais afetados pela pandemia da Covid-19”, disse o deputado estadual.

O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil.

No Dia Nacional da Cultura, Caprichoso e Garantido receberam uma homenagem na Aleam. Fotos: Analu Vieira e Divulgação

Caprichoso

O certificado de reconhecimento pela contribuiçào cultural foi entregue ao presidente do Caprichoso, Jender Lobato. Também participaram da sessão especial, o tripa Alexandre Azevedo, a Marujada de Guerra, o Corpo de Dança Caprichoso (CDC) e o amo campeão do Festival, Prince do Caprichoso.

O presidente Jender Lobato abriu seu discurso na tribuna do plenário falando de esperança após enfrentar a maior crise sanitária mundial do século. Também destacou que desde o último sábado, durante a festa de aniversário do Caprichoso, um novo ciclo foi iniciado para as preparações para o Festival Folclórico 2022.

Já sobre o Dia Nacional da Cultura frisou que um dos motivos de comemoração desta data é a vitória sobre a pandemia. “Muitas pessoas que já estiveram aqui, hoje não estão mais. Mas nós continuaremos lutando pela cultura do nosso estado e do nosso país”, frisou.

Garantido

A sessão especial contou com a presença da vice-presidente do Boi Garantido, Ida Silva, o Amo do Boi, João Paulo Faria, a Porta-estandarte Daniela Tapajós e o Tripa, Batita.

A vice-presidente, Ida Silva, agradeceu a homenagem e enfatizou que o Boi Garantido está fazendo tudo para que as atividades voltem ao normal e, principalmente, incentivando a vacinação. “A gente fica feliz com a homenagem. É muito emocionante estar junto de todas essas manifestações culturais. Dá uma alegria e sensação que estamos retornando ao normal”, disse.

Já o Amo da nação vermelha e branca, João Paulo Faria, lembrou das dificuldades enfrentadas pelas Associações Folclóricas e pela própria cidade de Parintins.

“Perdemos muitas pessoas pela Covid-19. Inclusive um dos maiores ícones do Garantido, meu tio Paulinho Faria. Torço para que em 2022 todos os setores culturais possam voltar com força total. Parabenizo quem chegou até aqui e perseverou para dar continuidade aos eventos, mesmo de forma online”, destacou.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!