Manaus, 24 de abril de 2024

Festivais

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução Fotos: Reprodução

Caprichoso e Garantido divulgam mensagens em homenagem às mães

Bumbás divulgaram mensagens neste Dia das Mães.

Da redação

Os bois do Festival Folclórico de Parintins, Caprichoso e Garantido, divulgaram mensagens em homenagem às mães, neste domingo (9/5). O boi da estrela lembrou que as mães contribuíram com sua trajetória. Já o boi do coração destacou a mãe como criação divina e dedicou seu texto a uma parintinense que descobriu a gravidez depois que o noivo morreu de Covid-19.

O Caprichoso montou um mural com fotos de mulheres e ressaltou que diversas mães fazem parte da história do bumbá. “Mãe, palavra pequena, mas de um significado grandioso como o amor que elas carregam pelo Boi Caprichoso. No decorrer de nossa história, as mãos de várias mães construíram nossa trajetória que começa com as mães lavadeiras, pescadoras e seringueiras que iniciaram nossa trajetória em 1913”, destacou.

O boi azul e branco também lembrou as mães “que emprestaram suas casas para” quarteis generais e ateliês para as atividades do Caprichoso. ‘Mães que brincaram nas tribos, que estão nos galpões, na marujada, na galera, nas funções administrativas, nas assessorias ou no Conselho de Arte”, disse.

“Mães que, nesta pandemia, perderam seus filhos, ou mães que encerraram sua missão nesse plano”, ressaltou, ao lembrar as vítimas da pandemia.

A agremiação finalizou desejando “Feliz Dia das Mães” às matriarcas azuladas. “Mães que dividem o amor dos filhos com estrela azul e branca do Festival de Parintins”, afirmou.

Fotos: Reprodução

O Garantido destacou a mãe como uma criação divina. “Então Deus olhou para a terra e viu que havia construído a melhor versão divina da existência. Criou a mulher e dela a origem genética da humanidade. De sua divindade criou a mãe”, ressaltou.

O boi vermelho e branco também exaltou os cuidados desmedidos das mães. “A mãe é o santuário profundo da preocupação. O vale de lágrimas da solidão do amor. O eterno cuidado de quem não dorme até o passarinho repousar no ninho. Ninho esse que a mãe construiu sob as asas do amor desesperado, do cuidado precavido. Não existe proteção desmedida que não tenha a assinatura de uma mãe incontrolável”, escreveu.

O bumbá dedicou a mensagem à parintinense Nayla Victória, torcedora do Boi Garantido. “Nayla, assim como muitos brasileiros, assistiu impotente, a perda de um grande amor. Meses depois Lucio Kimura voltou para lhe dizer que “Lucinho” precisava sair de seu ventre para sorrir a todos. E assim o seu mundo segue em alegria porque ser mãe “é um milagre Garantido”. Feliz dia das Mães a todas as mães da “Baixa””, finalizou o Garantido.


COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!