Manaus, 28 de março de 2024

Festivais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Boi Caprichoso realiza oficina inédita de elaboração de projetos culturais

Oficina será ministrada pelo conselheiro de arte, Márcio Braz.

Da redação

O Boi Caprichoso realiza, na terça-feira (4/5) e quarta-feira (5/5), a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais. O objetivo é proporcionar aos artistas noções básicas de formatação de projeto cultural, incluindo as formas de captação de recursos, administração e prestação de contas. A capacitação será ministrada pelo conselheiro de arte, especialista em gestão e políticas culturais, Márcio Braz. 

A formação é realizada por meio da Estação de Apoio ao Trabalhador do Caprichoso. De acordo com o bumbá, a iniciativa visa valorizar o talento dos trabalhadores locais da arte e explicar as etapas para o desenvolvimento de projetos culturais, com fundamentos em fontes diversas, e participação em editais públicos ou privados.

Segundo o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, a diretoria acompanha a situação de muitos artistas e todos eles destacam as dificuldades em encontrar trabalho neste período de pandemia. 

“Além do esforço de manter nossas atividades internas em andamento, nós queremos oferecer aos nossos artistas uma oportunidade de fonte de renda. Com os editais abertos, eles estarão aptos a desenvolverem sua arte e a concorrerem aos auxílios”, enfatizou. 

Márcio Braz ressaltou que a oficina é uma oportunidade de mostrar aos artistas o caminho correto para o enfrentamento à pandemia por meio dos editais. “Com o cancelamento dos calendários culturais, nós temos hoje, em todo Brasil, espaços abertos para propostas artísticas diversas, em todas as linguagens e segmentos. Escrever um projeto conciso, objetivo e fundamentado da forma correta é um grande passo para a aprovação. Além dessa formatação, nós vamos mostrar os mecanismos de acesso para a captação de recursos e orientações quanto a apresentação da proposta”, disse.

A oficina será realizada na Escola de Arte Irmão Miguel de Pascalle. Conforme o Boi Caprichoso, será adotado um rigoroso protocolo de saúde. “O qual inclui distanciamento social, uso obrigatório de máscara e espaço amplo aos inscritos”, informou o bumbá.

Os encontros serão feitos no turno noturno, dentro do horário permitido pelo Decreto Municipal. 

Oficina será ministrada pelo conselheiro de arte, Márcio Braz. Foto: Divulgação

Inscrições

Os trabalhadores do bumbá formam o público alvo da capacitação, incluindo artistas, coreógrafos, figurinistas, pintores, assessores e demais setores do boi.

As inscrições poderão ser feitas na segunda-feira (3/5), em horário comercial, no escritório social do bumbá. Uma ficha de inscrição será disponibilizada aos interessados, que também receberão material de apoio aos estudos. 

A diretora social, Adriana Cruz, disse que o bumbá conta com estrutura para a realização da oficina. “Vamos oferecer a eles todo suporte que temos em mãos, desde a instalação física, ferramentas didáticas e o material de estudo. O Caprichoso realmente abraça cada um de seus artistas”, afirmou. 

Márcio Braz

Márcio Braz trabalha no campo artístico e cultural há 21 anos. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especialista em Gestão e Políticas Culturais pela cátedra Unesco de Políticas Culturais, em cooperação com a Universidade de Girona e Instituto Itaú Cultural, e Mestre em Ciências Humanas com ênfase em Teoria, História e Crítica da Cultura pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Manaus, em dois mandatos, e diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Profissionalmente, atua ainda como ator, diretor, iluminador, produtor cultural e pesquisador. É membro do Conselho de Artes do Boi Caprichoso. 

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!