Manaus, 25 de abril de 2024

Esportes

Foto: Valdo Leão/Semcom
Foto: Valdo Leão/Semcom Foto: Valdo Leão/Semcom

Pista de skate da Ponta Negra de Manaus tem regras de uso

Prefeitura vai instalar nova sinalização gráfica e de orientação no local.

Da redação

As áreas do complexo turístico Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, como a pista de skate e playground, estão liberadas para uso da população. Para reforçar medidas de segurança e bom uso de espaços públicos, a Prefeitura de Manaus divulgou, nesta segunda-feira (10/5), as regras de uso desses espaços, especialmente da pista de skate.

O poder público municipal tem liberado os espaços da Ponta Negra gradativamente. No momento, a praia só pode ser frequentada nos dias úteis da semana, de 6h às 17h. Conforme o decreto nº 5.076/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, a medida vale até próxima segunda-feira (17/5). Aos fins de semana e feriados, a praia segue fechada.

As demais áreas podem ser frequentadas todos os dias da semana. No entanto, há normas a serem seguidas pelos usuários dos espaços.

Foto: Valdo Leão/Semcom

Pista de skate

A pista de skate da Ponta Negra funciona de 8h às 23h. Segundo o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), órgão que gerencia o parque, foi observado que crianças estão utilizando o espaço como área recreativa.

A situação tem causado preocupação, já que a presença de crianças na pista representa risco, principalmente quando os skatistas estão no local fazendo manobras de alto impacto e que podem causar acidentes para os que não estiverem usando a proteção adequada.

O Implurb orientou que os pais e responsáveis fiquem atentos às crianças que brincam no espaço, para evitar colisões e acidentes na área destinada ao esporte radical. “Na pista só é permitida a prática de skate e patins in-line”, informou o instituto.

A prefeitura destacou que uma nova sinalização gráfica e de orientação será instalada no local. “Crianças e adolescentes menores de 18 anos não podem utilizar a pista desacompanhados dos pais ou responsáveis”, enfatizou o Município. “A comissão da Ponta Negra prioriza sobretudo o respeito entre praticantes e responsáveis, visando a proteção de todos para a diversão com responsabilidade”, completou.

Foto: Valdo Leão/Semcom

Rio

A Prefeitura de Manaus ressaltou, ainda, que é preciso respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento para o banho no Rio Negro, colocado na água pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros.

O cordão de isolamento indica a área de segurança dos banhistas. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas.

“As crianças devem sempre estar acompanhadas dos pais ou responsáveis dentro e fora d’água, evitando desaparecimentos e risco de afogamento. Quem não tem muita habilidade na água ou até mesmo não sabe nadar, deve evitar ir para a parte mais funda do rio, preferindo a área mais rasa, evitando negligência. E quem vem para a praia deve se divertir e ter moderação com bebida alcoólica. O excesso de bebida acaba facilitando para que ocorra um afogamento”, explicou o tenente Fernando Liberato, chefe dos salva-vidas dos bombeiros na Ponta Negra.

Praia só pode ser frequentada nos dias úteis da semana. Foto: Divulgação/Implurb

Apesar do Rio Negro estar cheio neste período, a praia perene está nivelada. Os salva-vidas estão no local para prevenção e possível necessidade de resgate no rio. Os bombeiros trabalham em escala, sendo dez homens se revezando no complexo turístico.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h. Eles também trabalham na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo.

Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Pandemia

Mesmo com a flexibilização, a Prefeitura de Manaus lembrou proteção individual, com o uso de máscara, limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool em gel, além da manutenção do distanciamento mínimo.

Na área do calçadão, onde a população voltou a frequentar o espaço para a realização de atividades físicas ao ar livre, em decorrência da flexibilização do decreto estadual, a Guarda Municipal e a comissão do parque mantêm a fiscalização no local e orientação aos usuários.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!