Manaus, 20 de abril de 2024

Editais

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Cursos gratuitos ensinam a elaborar projetos para editais de cultura no AM

O treinamento é realizado em plataforma online.

Por Sabrina Rocha

O ‘Mercado Cultural’ está com inscrições abertas para dois cursos online gratuitos. O programa de treinamento é voltado a artistas e produtores culturais do Amazonas que desejam submeter projetos em editais.

Dois cursos são oferecidos na plataforma: Elaboração de Projetos Culturais e Produção Executiva de Eventos de Rua. O objetivo é capacitar as pessoas para que tenham maior sustentabilidade econômica em suas atividades profissionais. Atualmente, 50 alunos participam das aulas.

O idealizador do projeto, Ewerton Almeida, conta que nos últimos anos percebeu que muitas pessoas tinham dificuldades em apresentar projetos para participar dos editais públicos. “O ‘Mercado Cultural’ é uma forma de capacitar as pessoas para que os recursos sejam mais distribuídos. Temos artistas muito talentosos em Manaus, que precisam de patrocínio para viabilizar seus projetos”, afirmou o instrutor.

Ewerton Almeida é o idealizador e instrutor dos cursos. Foto: Reprodução

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no site: https://projetos.mercadoculturalmanaus.com.br/, e mais informações podem ser obtidas pelo número (92) 99148-7270.

Aulas

As aulas são gravadas e disponibilizadas em plataforma EAD. Os inscritos têm livre acesso ao material, podendo fazer a aula nos dias ou horários que desejarem.

O projeto conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas por meio do Prêmio Feliciano Lana/Lei Aldir Blanc.

‘Mercado Cultural’ ensina as técnicas de elaboração de projetos culturais a artistas e produtores de Manaus. Foto: Reprodução

Criação

Ewerton Almeida é músico, empresário e produtor cultural. Graduado em Marketing e pós-graduado em Gestão Cultural, realiza cursos de capacitação desde 2006.

As aulas eram ministradas uma vez por ano de forma presencial até o ano de 2019. Durante esse tempo, Ewerton aplicou os cursos em várias cidades do Amazonas, como Novo Airão, Parintins, Nova Olinda do Norte e Manacapuru. Outras cidades do país, como Nova Friburgo (RJ), Telêmaco Borba (Pr) e Sorocaba (SP), também receberam o curso presencial.

A ideia de tornar o curso on-line veio por conta da pandemia. Em 2020, não houve aulas devido à quarentena, e o projeto em plataforma EAD teve início em março de 2021.

Aula ministrada presencialmente em 2019, antes da pandemia. Foto: Reprodução

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!