Manaus, 29 de março de 2024

Cultura

Foto: Larissa Martins/Divulgação
Foto: Larissa Martins/Divulgação Foto: Larissa Martins/Divulgação

Em formato digital, projeto de circo circula por Manaus e outras cidades do AM

A atividade começa neste sábado (8/5) po Novo Airão.

Da redação

O projeto digital ‘Interditado: Circulação Além da Ponte’, da artista manauara Karine Magalhães, vai circular por Manaus e outras três cidades do Amazonas. A atividade começa neste sábado (8/5) pelo município de Novo Airão. A ação busca conscientizar crianças sobre a preservação do meio ambiente por meio de espetáculo e oficina.

No domingo (9/5), o projeto também será realizado em Iranduba e Manacapuru. Manaus recebe as atividades no dia 15 de maio. O termo ‘Além da Ponte’ faz alusão aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, que estão situados do outro lado da Ponte Phelippe Daou (Ponte Rio Negro).

A iniciativa circense inclui o espetáculo ‘Interditado’, último trabalho dirigido por Selma Bustamante; a oficina ‘Arte e Sustentabilidade’; e a live ‘Caminhos da Sustentabilidade’, que ocorre no dia 16 de maio, às 19h, no perfil @palhaca.meiokilo no Instagram.

Palhaça Meio Kilo. Foto: Larissa Martins/Divulgação

A oficina que trabalha a reutilização de materiais recicláveis e está dividida em dois segmentos: infantil, com a confecção de brinquedos; e adulto, com a elaboração de utensílios domésticos.

Segundo a organização, diante das dificuldades de acesso à internet e comunicação da população que reside nos municípios do interior do Amazonas e por conta da pandemia do novo coronavírus, a programação foi adaptada ao modo semipresencial. Com isso, a equipe do projeto disponibilizou às instituições parceiras DVDs e pen-drives com o espetáculo na íntegra e a oficina ‘Arte e Sustentabilidade’.

As atividades serão mediadas pelas instituições Visão Mundial, em Manacapuru e Novo Airão, Abrigo Coração do Pai, em Iranduba, e Instituto Amazônia, em Manaus. Essas entidades farão a distribuição de kits com materiais para as oficinas às famílias cadastradas em programas sociais que desenvolvem localmente. As instituições também vão exibir o espetáculo ‘Interditado’ e a oficina.

A iniciativa encerra com a live ‘Caminhos da Sustentabilidade’, no dia 16 de maio, às 19h, pelo perfil @palhaca.meiokilo no Instagram. O evento será mediado pela artista Jaqueline Santos e contará com a participação da palhaça Meio Kilo.

De acordo com a organização do projeto, será mantido o distanciamento social. Além disso, serão doadas máscaras aos participantes.

Desenvolvimento do projeto

‘Interditado: Circulação Além da Ponte’ é um desdobramento do espetáculo ‘Interditado’, de 2018, cuja temática explora as problemáticas ambientais da poluição dos rios e igarapés na cidade de Manaus, utilizando a linguagem clownesca e do tecido acrobático, através da palhaça Meio Kilo, criada por Karine Magalhães.

O projeto busca gerar uma reflexão social que fortalece a conscientização ambiental de forma integral ao público, além de discutir um tema necessário para a região amazônica.

Conforme a idealizadora da circulação, Karine Magalhães, o trabalho busca promover a conscientização ambiental para a população que convive diretamente com espaços de natureza. “É um espetáculo livre para todos, mas é voltado ao público infantil justamente por ser uma faixa em que precisamos ensinar sobre a valorização do meio ambiente. Moro no Centro da cidade [Manaus] e não consigo tomar um banho no igarapé perto da minha casa por conta do despejo de lixo e da falta de saneamento básico. No tempo da minha avó, isso era possível. Falta a valorização tanto do meio ambiente, quanto cultural, de reconhecer o rio, nosso tambaqui com farinha, que é nosso, e precisamos respeitar e cuidar”, disse a artista.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), que usou recursos da Lei Aldir Blanc.

Sobre Karine Magalhães

Karine Magalhães é atriz, palhaça e acrobata aérea. É bacharela em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Integra a ColetivA de Palhaças, com pesquisa em palhaçaria feminina.

Ela também faz parte do grupo Roda na Praça, com apresentações circenses, e integra o Coletivo Experimental de Teatralidade (Ceta).

Foi contemplada pelo Prêmio Feliciano Lana da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, pela Lei Aldir Blanc em 2020 com o projeto ‘Interditado – Circulação Além da Ponte’ e no Edital Prêmio Conexões Culturais 2019, da Prefeitura de Manaus, com ‘Circulação do espetáculo Interditado nas Escolas Municipais de Manaus’.

Em 2020, teve seu artigo publicado na Revista Arte Documenta (Edição#5) sobre ‘A linguagem do palhaço em diálogo com o processo de desmecanização do tecido acrobático’.

SERVIÇO

Evento: projeto circense ‘Interditado: Circulação Além da Ponte’
Data: 8, 9, 15 e 16 de maio de 2021
Quanto: gratuito
Onde: Instituição Visão Mundial, em Manacapuru e Novo Airão; Abrigo Coração do Pai, em Iranduba; e Instituto Amazônia, em Manaus.
Mais informações: no Instagram @palhaca.meiokilo

Ficha Técnica do projeto

Proponente e atriz do espetáculo
Karine Magalhães

Produtora do projeto
Rafaela Margarido

Oficineira e Mediadora da Live
Jaqueline Santos

Designer
Fernando Vasques

Fotógrafa e Editora de Vídeo
Larissa Martins

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!