Manaus, 28 de março de 2024

Cultura

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom
Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

Editais integram primeiros 100 dias de gestão e lançamentos devem começar em março, diz Manauscult

Fundação prepara lançamento de editais e implantação de projetos.

Da redação

A Prefeitura de Manaus divulgou, nesta quarta-feira (24/2), que os editais e projetos culturais fazem parte das ações dos primeiros 100 dias de gestão do prefeito David Almeida. Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, a previsão é que os primeiros certames sejam lançados ainda no mês de março.

A Manauscult e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) preparam o lançamento de editais e a implantação de novos projetos culturais para o primeiro semestre deste ano. De acordo com a prefeitura, as atividades vão abranger diferentes segmentos e modalidades artísticas.

David Almeida fez visita técnica em espaços do Centro Histórico de Manaus, nesta quarta. Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

Paralelamente aos editais, também serão lançados projetos inéditos como ‘Arte Manaus’, ‘Café com Cultura’ e o ‘Farol do Conhecimento’, neste primeiro momento em formato digital. Também será realizado o ano ‘Thiago de Mello’, em homenagem aos 95 anos de vida do poeta amazonense.

A prefeitura planeja, ainda, a entrega do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM) equipado. Conforme o Município, o calendário de ações será divulgado em breve.

“Estamos focados na elaboração dos projetos internos, o que contempla a elaboração dos editais e de novos projetos culturais que serão realizados, a princípio, de maneira híbrida, utilizando nossas plataformas digitais, para posteriormente chegarmos presencialmente aos bairros”, comentou Alonso.

A realização dos editais de cultura é prevista pelo Sistema Municipal de Fomento à Cultura (Siscult), instituído pela Lei nº 2.214, de 4 de abril de 2017, e regulamentado em abril de 2018. “O Siscult garante o fomento a projetos artísticos dos trabalhadores da cultura, via modelo de editais”, informou a prefeitura.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!