Manaus, 16 de abril de 2024

Cultura

Arte: Reprodução
Arte: Reprodução Arte: Reprodução

Boi Grelhação: comunidade LGBTQIA+ de Manaus ganha seu primeiro bumbá

Uma feijoada vai marcar o lançamento do boi neste domingo (4/7).

Por Sabrina Rocha

A comunidade LGBTQIA+ de Manaus já tem o seu primeiro Boi-Bumbá, o Boi Grelhação. Uma feijoada vai marcar o lançamento do boi. A festa ocorrerá neste domingo (4/7), no CDC do bairro Coroado, na Rua Ouro Preto, a partir das 11h.

No evento, está prevista a apresentação dos itens oficiais, que já tiveram os nomes divulgados na rede oficial do Boi Grelhação. Também será realizado o concurso Gayrota Bela 2021, além de shows musicais.

Banda Kamayurá, P.A Chaves, DJ Naty Veigas, Grupo Kboclos, Roberley Assis, Fabiano Neves e Márcia Novo são as atrações confirmadas para a festa de lançamento.

Boi-Bumbá Grelhação. Arte: Reprodução

Quem quiser participar e fazer a reserva de mesas, deve entrar em contato pelo número: (92) 99403-8462. A mesa com quatro lugares custa R$ 20. Quem não puder ia ao evento pode acompanhar a transmissão nas redes sociais oficiais do Boi Grelhação ou na página do Facebook ‘Nosso Show’.

O vice-presidente e porta-estandarte do boi, Luan Passos (Ellóah Sanches), explicou que o evento de lançamento vai levantar recursos para a realização da primeira live oficial do bumbá. O projeto para a transmissão, que ocorrerá no dia 8 de agosto, já está concluído. O local e horário ainda serão definidos.

“Eu convido todo público da comunidade LGBTQIA+ e aos simpatizantes para participar do evento. Todos aqueles que amam nossa cultura amazônica, prestigiem nossa festa e nos ajudem a consolidar o Boi Grelhação”, disse o vice-presidente.

De acordo com Luan Passos, que idealizou o Boi Grelhação, esse é o primeiro bumbá da comunidade LGBTQIA+ em Manaus. “Mesmo a ideia surgindo no ano passado, eu demorei a compartilhar com outras pessoas, porque como sabemos, nossa sociedade ainda é muito preconceituosa. Eu tinha medo da aceitação em relação ao projeto, mas meus amigos demonstraram grande apoio. Então, abraçaram a causa e demos continuidade à criação do bumbá”, contou ao Portal Edilene Mafra.

Ele lembra que, apesar de ser o primeiro boi de representatividade da comunidade na capital, o pioneiro no Amazonas é o Boi Boiola da cidade de Parintins (AM), que não concorre ao Festival Folclórico.

Boi Grelhação

O Boi-Bumbá Grelhação, que levanta a bandeira contra o preconceito e homofobia, foi criado em 15 de fevereiro de 2020. O boi tem como marca o coração na testa nas cores da bandeira LGBTQIA+. A nação é representada pelas cores lilás e branca.

O objetivo do projeto é inserir o bumbá no Festival Folclórico do Amazonas e levantar a bandeira em defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

A atual diretoria é composta por dez pessoas, e o bumbá já tem blocos, sendo que três itens fazem parte do Bloco A: apresentador, levantador de toadas e amo do boi. Já o bloco B conta com cinco itens individuais: cunhã-poranga, porta-estandarte, rainha do folclore, sinhazinha da fazenda, pajé, Maria Catirina, Pai Francisco e tripa do boi.

Itens

Nas redes sociais do boi-bumbá já foram divulgados os nomes de alguns itens do Grelhação. A cunhã-poranga, item 9, é Karla Tauanna, de 21 anos, natural de Parintins (AM). Atualmente, cursa artes visuais e trabalha como artista plástico para vários festivais do Amazonas. Karla ainda defende o item 8 pelo Boi Rasgadinho em Parintins, que também levanta a bandeira LGBTQIA+.

Já a rainha do floclore será Lunara de Góes, de 25 anos, também da cidade de Parintins. Conhecida na comunidade pelo seu trabalho como drag queen, Lunara se destaca como: Rainha do Folclore Gay Wankory (4 anos), Rainha do Folclore do Boi Fresquinho, Concursos de Rainha do Folclore em Pin, Miss ASAS, Gayrota Expopin, entre outros.

Outro item que teve o nome anunciado no Instagram foi a sinhazinha da fazenda. Brunella Roberta Cardoso, do município de Parintins, tem 24 anos, e trabalha como digital influencer. A sinhazinha do Boi Grelhação também defende o mesmo item no Boi Rasgadinho e ainda é coordenadora de itens no Boi Garantido.

Concurso

Durante o evento de lançamento também será realizado o concurso para a escolha da Gayrota Bela 2021.

A campeã ganhará a faixa e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 300. Também se tornará item substituto da nação lilás e branca, e participará da live oficial do bumbá Grelhação como índia guerreira.

Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato pelo número (92) 99403-8462.

SERVIÇO

Evento: Feijoada de lançamento do Boi-Bumbá Grelhação
Data: neste domingo, 4 de julho
Local: CDC do bairro Coroado, na Rua Ouro Preto
Horário: 11h
Venda de ingressos e informações: (92) 99403-8462.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!