O ‘ArteNaMata 2023’ vai promover uma experiência artística, para cinco jovens artistas, na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, Zona Rural de Manaus. Serão quatro finais de semana consecutivos de ‘residência artística’.
O projeto é uma realização da ArteNamata Cultural, do artista visual amazonense Zeca Nazaré, morador da Comunidade do Livramento, em parceria com a Dabacuri Produções. A comunidade fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé.
O ‘ArteNaMata 2023’ foi contemplado no Edital Thiago de Melo, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

SAIBA MAIS
- Prefeitura de Parintins tem plano da Lei Paulo Gustavo aprovado
- Manaus é a primeira capital do país a ter plano de ação da Lei Paulo Gustavo aprovado
O PROJETO ‘ARTENAMATA’
O ‘ArteNaMata 2023’ tem como proposta possibilitar aos residentes uma vivência junto à comunidades rurais de Manaus. O objetivo é estimular a experimentação, tendo como cenário o modo de vida, os saberes e fazeres dos habitantes, além da fauna e flora da área rural. Uma relação diferente do processo artístico habitual.
Esta é a segunda edição da Residência ArteNamata. A primeira ocorreu em 2021.
PROGRAMAÇÃO
A programação da residência prevê momentos de visitas de campo, trocas de conhecimento e de livre produção do processo artístico, além de encontros entre acadêmicos e artistas mais experientes.
Durante as visitas de campo os participantes vão conhecer o dia-a-dia dos moradores e ampliar as referências a serem utilizadas durante a produção artística a ser desenvolvida ao longo da residência.
ESTADIA E AJUDA DE CUSTO
A residência oferece aos participantes hospedagem, alimentação, transporte (deslocamento de barco da Marina do David/Livramento/Marina do David), material de trabalho e auxílio de R$ 500. O recurso é a título de ajuda de custo e de cessão de direitos das obras produzidas para duas exposições programadas no projeto.