A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) realiza, nesta segunda-feira (20/9), a abertura da ’15ª Primavera dos Museus’, em Manaus. É preciso fazer o agendamento para participar das atividades oferecidas durante a semana. Saiba como agendar e confira a programação desta edição.
O evento nacional, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. Durante uma semana, serão realizadas programações especiais voltadas para o tema, que nesta edição comemorativa de 15 anos é ‘Museus: Perdas e Recomeços’.

Solenidade de abertura
A solenidade de abertura será a partir das 15h, na biblioteca pública municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada na esquina da Rua Monsenhor Coutinho, Centro de Manaus.
A abertura contará com o lançamento do livro ‘O Golpe Tenentista de Ribeiro Júnior – O Filme’, do cineasta amazonense Roberto Kahane.
Agendamento
O evento contará com uma programação gratuita em Manaus, organizada pela Manauscult. A edição, que terá início nesta segunda, seguirá até domingo (26/9).
As inscrições para participar dos eventos podem ser realizadas pelo site manauscult.manaus.am.gov.br. Confira o link que leva direto para o agendamento: https://primaveradosmuseus.manaus.am.gov.br/participante/novo.
As inscrições para as atividades são limitadas, e é obrigatório o uso de máscaras.
Protocolos de segurança
De acordo com a Prefeitura de Manaus, para assegurar as medidas sanitárias contra a Covid-19 no evento cultural, a abertura será somente para a imprensa e convidados.
Programação
Segunda-feira (20/9)
Na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista ocorrerá a solenidade de abertura da 15ª edição da ‘Primavera dos Museus’, às 15h. Também será realizado o lançamento do livro ‘O Golpe Tenentista de Ribeiro Júnior – O Filme’, do cineasta amazonense Roberto Kahane.
O evento será apenas para convidados.
Terça-feira (21/9)
No período da manhã, das 10h às 10h20, será realizada a atividade teatral ‘A menina do nariz arrebitado’. A peça é baseada na obra de Monteiro Lobato.
Das 10h40 às 11h50, ocorre uma contação de história, com Luzia Pinheiro, e uma exposição de obras de Monteiro Lobato. As vagas para o teatro e a contação de história já esgotaram.
Durante a tarde, das 14h às 17h, será realizada a oficina de cartoon com o professor Crístoffer Melo Ferreira. Para a oficina estão sendo oferecidas 20 vagas.
Todos esses eventos ocorrerão na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada na Rua Monsenhor Coutinho, Centro de Manaus.
Quarta-feira (22/9)
O Centro Cultural Óscar Ramos, localizado na Rua Bernardo Ramos, 69 e 77, Centro, vai sediar os eventos especiais pela manhã. Das 9h às 11h, Francisco Ricardo Caetano apresenta ‘Vivência sobre direção de arte e trabalho com Óscar Ramos’.
Das 14h às 16h, Zeudi Souza fala da ‘Direção no audiovisual e experiência profissional com Óscar’.
Quinta-feira (23/9)
Nesse dia, a programação será virtual e no período da noite, a partir das 19h. O diretor do Museu da Cidade (Muma), Leonardo Novelino, e a diretora do Museu da Cidade de Lisboa, capital de Portugal, Joana Souza Monteiro, participam de um bate-papo sobre o tema ‘Dois Museus – Dois Rios – Duas Cidades – Uma dinâmica de perdas e recomeços’.
O evento será transmitido pelo Instagram da Manauscult (@manauscult).
Sexta-feira (24/9)
O Museu da Cidade (Muma), na Rua Gabriel Salgado, Centro, sediará a programação. Bepi Cirino e Leonardo Novelino se reúnem às 9h, para realizar a palestra ‘História e Arquitetura do Pavilhão Universal de Manaus’.
Às 14h, ocorrerá a atividade “Uma tarde no Museu”, uma aula teatralizada.
Sábado (25/9)
A palestra ‘Arqueologia em Manaus – Perdas e Recomeços’ vai acontecer às 9h, no Centro de Arqueologia de Manasu (CAM), que fica na avenida 7 de Setembro, 350, Centro.
O evento contará com a palestrante Vanessa Benedeto e o professor e doutor João Paulo Barreto (Tucano), sendo mediada pelo diretor do Museu da Cidade, Leonardo Novelino. As vagas para a atividade já esgotaram.
Domingo (26/9)
A atividade ‘Arte Tumular – História Oralizada’, com Gisella Vieira Braga, vai ser realizada no cemitério São João Batista, localizado no boulevard Álvaro Maia, s/nº, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul. A programação terá início às 8h30.