Diante da crise provocada pela falta de oxigênio no Amazonas, 15 grandes empresas e entidades do país se uniram para realizar uma ação solidária. O grupo doará R$ 1,6 milhão para o programa ‘Unidos Contra a Covid-19’ (unidos.fiocruz.br), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O valor deve ser destinado a uma usina de produção de oxigênio, que dará suporte aos hospitais públicos da Estado, que vive o colapso da segunda onda da Covid-19.
Segundo informações da assessoria, até este momento, a fundação doou cinco dessas usinas, com o apoio da iniciativa privada. O grupo, intitulado ‘Juntos pelo Amazonas’, conta com a participação da Ambev, BNP Paribas, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo +Unidos, Magalu, Mercado Livre, Nestlé Brasil, Petrobras, Sesc, SulAmérica, WEG, Whirlpool, XP Inc. e Yamaha.

A ação destas empresas conta com o apoio institucional da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), que auxiliou na criação do grupo.
As empresas do grupo ‘Juntos pelo Amazonas’ doarão os recursos para as máquinas e acessórios da nova usina, que possui uma das mais avançadas tecnologias aplicadas a este tipo de equipamento e tem capacidade para atender uma unidade hospitalar em 12 leitos de terapia intensiva e 80 leitos de internação e pronto atendimento simultaneamente.