Manaus, 23 de abril de 2024

Cinema

Série resgata memórias e tradições do Boi Garantido em Parintins

O primeiro episódio da série está disponível no YouTube.

Com informações da assessoria

A série documental, que resgata as memórias de artistas, mestres e guardiões de saberes e tradições do Boi Garantido, está disponível no YouTube. Idealizada e produzida pelo jornalista, escritor e membro da Direção Geral do Espetáculo (DGE) do bumbá encarnado, Allan Rodrigues, ‘Memórias do Povo Perreché’ foi gravada no mês de março, em Parintins.

O projeto ficou em primeiro lugar na categoria patrimônio e memória do Prêmio Amazonas Criativo, promovido pelo Governo do Estado do Amazonas.

Mestre Jair Mendes. Foto: Divulgação

Vários artistas, dirigentes e torcedores emblemáticos do Boi do Povão foram entrevistados em março de 2022, Parintins.

“Os dois anos de pandemia me fizeram despertar para essa necessidade de registrar a sabedoria dos pés-no-chão, do povo perreché, que perdeu tantas pessoas e ídolos como Paulinho Faria para a Covid 19. Esse ano, após a entrevista para séria, perdemos o grande artista de tuxauas Fernando Sérgio, o Gudu”, conta Allan Rodrigues.

Na lista de entrevistados estão Zezinho Faria, Vandir Santos, Dé Monteverde, Fernando Sérgio (o Gudu), Rob Barbosa, Amarildo Teixeira, Ito Teixeira, Graça Faria, Marcos Moura, Enéas Dias, Antônio Andrade, Jair Mendes, Fredy Góes, Telo Pinto, José Walmir e outros que marcaram a história do bumbá.

Fernando Sérgio, mais conhecido como Gudu. Foto: Divulgação

Primeiro episódio

A primeira entrevista publicada é com a filha do fundador do Garantido Maria Monteverde. A filha de Mestre Lindolfo Monteverde relembra, em um depoimento emocionante, ela fala da infância na Baixa do São José, dos primeiros ensaios no Curral Tradicional, canta a primeira toada de desafio ao contrário feita pelo pai e conta como nasceu o boi vermelho.

“A cada entrevista, como a de dona Maria, somos transportados aos anos em que as pessoas que faziam o boi eram abnegadas. Deixavam seus afazeres e até gastavam o pouco dinheiro que tinham para ver o Garantido campeão. Todo era feito por amor”, diz Allan Rodrigues.

Próximos episódios

Ao longo do mês de junho serão disponibilizadas mais entrevistas com pessoas que viveram os primeiros anos da brincadeira, passando pelo início dos festivais e chegando aos anos 2000.

A séria pode ser vista no canal Amigos Garantidos (@AmigosGarantidos) no YouTube.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!