Manaus, 28 de março de 2024

Cinema

‘Palhaçaria Navegante’ lança documentário sobre circulação cultural no interior do AM

Documentário será lançado nesta terça (30/11), no Casarão de Ideias.

Com informações da assessoria

O projeto ‘Palhaçaria Navegante’ lança um documentário que reúne os registro das andanças da trupe de palhaços e palhaças pelo interior do Amazonas. A estreia da produção audiovisual ocorre nesta terça-feira (30/11), às 17h, no Casarão de Ideias, Centro de Manaus. A exibição será seguida de bate-papo, com acesso gratuito.

A partir da quinta-feira (2/12), o documentário ficará disponível no canal da Fita Crepe Filmes (@FitaCrepeFilmes) no YouTube. No mesmo canal, na quarta-feira (1°/12), será lançado, às 20h, o espetáculo ‘ClownBARÉ’, também gravado durante a viagem da trupe.

O projeto ‘Palhaçaria Navegante’ percorreu, no mês de maio, os municípios de São Paulo de Olivença, Tefé, Coari, Codajás e Anori – todos na calha do rio Solimões – levando dois espetáculos teatrais/circenses.

‘Palhaçaria Navegante’ percorreu os municípios de São Paulo de Olivença, Tefé, Coari, Codajás e Anori. Foto: Laryssa Gaynett

Formada por 20 pessoas, entre artistas e técnicos, a equipe fez o trajeto em um barco do tipo recreio, equipado especialmente para a ação cultural. Segundo a coordenadora de produção Ana Oliveira, a experiência foi enriquecedora para os artistas e público.

“Fizemos cortejos a pé, de carro, de tuk tuk, de canoa, em várias circunstâncias diferentes, e rolaram vários encontros especiais. Uma das experiências inesquecíveis foi a participação das crianças, pela disposição em nos acompanhar pelas ruas, seja de bicicleta ou correndo atrás o trajeto inteiro. Todo mundo ficou com vontade de ficar mais e conhecer aquelas crianças. Já aprendemos o caminho para voltar mais vezes”, comenta.

‘Palhaçaria Navegante’ apresentava dois espetáculos teatrias/circenses por cidade. Foto: Laryssa Gaynett

Circulação

Para Ana Oliveira, o interior do Amazonas ainda tem muita demanda por esse tipo de iniciativa cultural. “A gente percebe a receptividade da população, o que é um sinal do quanto eles estão carentes de projetos. Eles nos abraçam quando a gente chega e ficam com aquele olhinho de quero mais. A palhaçaria também é uma linguagem mais acessível e democrática para chegar em qualquer lugar e se conectar com as pessoas, formando plateias e instigando o interesse pela arte”, acrescenta.

Cada cidade visitada pelo ‘Palhaçaria Navegante’ recebeu apresentações do projeto ‘Roda na Praça’ em formato de cortejo, com números musicais e lúdicos, além de DVDs do espetáculo ‘Imundo de Sofia’, de Ana Oliveira, que foram entregues à respectiva Secretaria Municipal de Educação ou Cultura.

Projeto Palhaçaria Itinerante. Foto: Laryssa Gaynett

O elenco contou com os artistas Ana Oliveira, Denys Cauper, Jean Palladino, José Gregório, Kássia Nascimento, Klindson Cruz, Marcos Efraim e Teffy Rojas, além de Robson Andrei na direção musical. O registo audiovisual foi realizado por Valentina Ricardo e Laryssa Gaynett, e a montagem, cor e finalização do documentário é de Wesley Santos.

O projeto foi contemplado no Programa Cultura Criativa 2020/Lei Aldir Blanc, por meio dos Prêmios Feliciano Lana e Equipa Cultura, uma parceria do Governo do Amazonas com o Governo Federal; e pelo Prêmio Funarte de Apoio ao Espetáculo Circense 2020, do Governo Federal.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!