Manaus exibe filmes do cinema espanhol com entrada gratuita, nesta semana. A Mostra de Cinema Espanhol Contemporâneo começa nesta terça-feira, 18 de julho de 2023, e segue até sexta, 21 de julho, sempre às 18h30, no Cineteatro Guarany, na Avenida Sete de Setembro, Centro.
O Cineteatro Guarany é um anexo do Palácio Rio Negro, Centro.
Todos os filmes da mostra serão exibidos na íntegra, em suas versões e idiomas originais, com uso de legendas em português.
Durante os quatro dias, serão apresentados filmes premiados em diversas categorias de festivais internacionais de cinema.
A mostra é uma parceria da Embaixada da Espanha com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “O objetivo é realmente mesclar as culturas”, afirmou o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
- TERÇA, 18
Na estreia de terça-feira, 18 de julho, será exibido o filme ‘Campeões (Campeones)’, de Javier Fesser. O principal gênero é a comédia, e a obra possui 124 minutos de duração.
O longa conta a história de Marco, um treinador profissional de basquete que se encontra um dia em meio a uma crise pessoal, treinando um time formado por pessoas com deficiência intelectual. A classificação é livre para todos os públicos.
- QUARTA, 19
Na quarta-feira, 19 de julho, a obra apresentada será ‘O Que Arde (Lo Que Arde)’, do diretor Óliver Laxe.
O protagonista é Amador, um notório incendiário galego que, depois de sair da prisão, vive uma vida tranquila na pequena vila onde nasceu, até que tem o seu cotidiano interrompido quando um incêndio em uma floresta próxima devasta a região.
O filme, de 2019, possui duração de 85 minutos. Se encaixando dentro do gênero drama, o longa não é recomendado para menores de 14 anos.
- QUINTA, 20
Já na quinta, 20 de julho, serão exibidas duas obras em um mesmo dia, ambas do gênero documentário. Com 75 minutos de duração, ‘Generación: Buñuel Lorca Y Dalí’, traça a trajetória do trio de ouro da cultura espanhola do século XX, Luis Buñuel, Federico García Lorca e Salvador Dalí, como nunca antes vista.
Já o documentário ‘Terra de Pandeiretas’, tem duração de 18 minutos e mostra a riqueza da música e da tradição cultural do nordeste espanhol, trazendo ao espectador a musicalidade e oralidade passada de geração em geração, tendo as mulheres como elo principal. Ambos os documentários possuem classificação livre.
- SEXTA, 21
Encerrando a programação, na sexta-feira (21/07), o cineteatro receberá o filme ‘Yuli’, sob direção de Icíar Bollaín. Yuli é um talentoso dançarino que, apesar da pressão vinda da família, não quer ser bailarino. Forçado a ter aulas com um professor empenhado em fazer dele um grande artista, Yuli começa a fazer história na cidade onde mora, e logo se vê obrigado a tomar uma difícil decisão.
A obra mescla no enredo temáticas dos gêneros drama e biografia. A duração do longa é de 115 minutos, e a classificação indicativa é para maiores de 12 anos de idade.