Manaus, 20 de abril de 2024

Cinema

Festival Varilux: Cine Casarão exibe filmes em homenagem ao ator Jean-Paul Belmondo

Serão exibidos quatro filmes do Festival Varilux de Cinema Francês.

Com informações da assessoria

Nesta semana, o Cine Casarão, espaço dedicado à Sétima Arte do Casarão de Ideias, no Centro de Manaus, recebe a Mostra Belmondo do Festival Varilux de Cinema Francês. Serão exibidos quatro filmes.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no perfil do Instagram (@casaraodeideias), ao preço de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).

Os filmes que serão exibidos pelo Cine Casarão são: ‘O Demônio das Onze Horas’, ‘O Homem do Rio’, ‘Técnica de Um Delator’ e ‘Léon Morin, O Padre’.

A mostra é uma homenagem ao ator Jean-Paul Belmondo, que morreu em setembro deste ano, aos 88 anos. Conhecido e amado de todos, o profissional tem uma filmografia rica e diversificada, com 67 títulos, muitos dos quais de grande sucesso de bilheteria no cinema, mas também na televisão, onde até os seus mais antigos filmes sempre seguem sendo exibidos.

Cena do filme ‘O Homem do Rio’. Foto: Divulgação

Dias das exibições e horários das exibições

‘O Demônio das Onze Horas’

A primeira exibição ocorre na quinta-feira (25/11), às 18h30. Em ‘O Demônio das Onze Horas’, o professor Ferdinand Griffon decide abandonar a esposa para fugir e viver um romance com a babá de seus filhos, Marianne Renoir. A postura ousada assumida pela dupla acaba os colocando no caminho de mafiosos, que iniciam uma busca incessante pelo novo casal.

‘O Homem do Rio’

Na sexta-feira (26/11), às 19h30, será exibido ‘O Homem do Rio’. Nele, um grupo de ladrões planeja o roubo de uma relíquia amazônica do Museu do Homem, em Paris. O crime gera uma série de aventuras que envolvem drogas, morte e sequestro. Agnes, a filha de um homem assassinado, é sequestrada, drogada e enviada para o Rio de Janeiro em um avião. O seu namorado Adrien, um soldado, procura a amada, começando uma jornada, que terá como cenários o Rio de Janeiro, Brasília e a Amazônia.

‘Técnica de Um Delator’

No sábado (27/11), às 15h30, o Cine Casarão exibe ‘Técnica de Um Delator’. Quando o assaltante Maurice Faugel sai da cadeia, não perde tempo: ele mata Gilbert Vanovre, um antigo amigo seu e receptor, e rouba o dinheiro de um arrombador de cofres. Logo, Maurice trama um plano ainda mais ousado, onde planeja invadir e roubar a casa de um homem milionário. Para isso ele conta com a ajuda de Silien; o que Maurice não sabe é que Silien é um informante da polícia.

‘Léon Morin, O Padre’

Finalizando a semana, no domingo (28), às 18h30, é a vez de ‘Léon Morin, O Padre’. Barny muda-se para uma pequena cidade do interior e ali cria sua única filha. Apesar de ateia, Barny fica intrigada com o mistério da religião. Na confissão, ela provoca o padre Léon Morin, jovem e inteligente, que não se recusa ao diálogo.

Estreias

Ainda na programação do Cine Casarão, será possível conferir as estreias ‘O Novelo’, na quinta, às 16h30, e ‘Uma História de Família’, na sexta, às 17h30.

Em ‘O Novelo’, de Claudia Pinheiro, cinco irmãos acabam sendo criados pelo irmão mais velho, após a morte da mãe. Um dia, já adultos, eles recebem a notícia de que um homem em coma em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser o pai deles. Na sala de espera do hospital, eles mergulham em conflitos e memórias e, por meio do tricô aprendido na infância. O longa será reexibido no domingo, às 16h30.

Já em ‘Uma História de Família’, de Werner Herzog, o presidente da Family Romance Ltda., uma empresa que aluga pessoas substitutas para clientes que precisam de ajuda no dia a dia — seja em algum evento social ou durante uma reunião do trabalho —, é contratado para atuar no lugar do pai de uma menina de 12 anos, que está desaparecido.

Gratuitos e reexibições

Nesta quarta-feira (24/11), a programação é gratuita e o filme exibido será ‘Matar ou Morrer’, às 16h30.

O filme, de Fred Zinnemann, mostra o ex-agente Will Kane que está se preparando para deixar a pequena cidade de Hadleyville, Novo México, com sua noiva. Pouco depois, ele descobre que Frank Miller, um criminoso local preso anos atrás, foi libertado e busca vingança.

Quando Kane começa a recrutar alguns homens para lutar, ele percebe que o povo da cidade é muito covarde para o confronto. Então, o próprio Will Kane aceita que terá de enfrentar sozinho Miller e seus capangas.

Ainda nesta quarta, mas às 18h30, serão exibidos os curtas amazonenses ‘Terra Nova’ e ‘O Buraco’, ambos com bate-papo com os diretores logo após as exibições. E entre as reexibições estão ‘8 Presidentes, 1 Juramento’ (sexta, às 15h), ‘Bob Cuspe Nós Não Gostamos de Gente’ (sábado, 17h30) e ‘A Noite do Fogo’ (sábado, 19h30)

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!