Manaus, 20 de abril de 2024

Cinema

Documentário que narra história do ‘beiradão’ no AM é lançado em Borba

Documentário destaca o simbolismo do ritmo para a cultura borbense.

Com informações da assessoria

Das festas nos seringais às transmissões de rádio, o documentário ‘Beiradão – O Ritmo do Interior‘ mostra a trajetória do ritmo genuinamente amazônico. A produção audiovisual, idealizada pelo cantor e compositor Fidel Graça, estreia nesta sexta-feira (26/11), em Borba, distante 208 quilômetros de Manaus.

O evento de lançamento ocorrerá no Parque Infantil Alessandra Pollyne do Rosário Cavalcante Sá (Castelinho), situado no município de Borba (AM).

O documentário mostra as origens e influências da chamada música de beiradão por meio de depoimentos de várias personalidades ligadas ao universo da música amazonense. A obra destaca o simbolismo do ritmo para a cultura borbense.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, Prêmio Feliciano Lana.

Parte das pessoas ouvidas no documentário. Da esquerda para a direita: Fidel Graça, Toinho Cidade, Neil Armstrong, Edvar Souza, Otávio Di Borba, Diquinho do Sax e Eliberto Barroncas. Fotos: Divulgação

Entrevistas

‘Beiradão – O Ritmo do Interior’ traz entrevistas com os músicos:

  • Aurimar Ribeiro
  • Diquinho do Sax
  • Maestro e pesquisador Cláudio Abrantes
  • Músico e político Edvar Souza
  • Músico, compositor e pesquisador Eliberto Barroncas
  • Músico e professor Neil Armstrong
  • Músico e produtor cultural Otávio de Borba
  • Músico e escritor Serginho Rendres
  • Cantor e Compositor Ricarth Donna
  • Empresários Toinho Cidade e Bruno Souza
  • Político Antônio Graça compõem o elenco da obra embalada pelo som das guitarradas e saxofones

A origem

O som, meio caminho entre o instrumental e o cantado, desenvolvido nos chamados ‘beiradões’, como são conhecidas as festas das comunidades de beira de rio amazônicas, ganha um novo olhar do borbense Fidel Graça.

“É um trabalho que valoriza os artistas, a cultura e a história de Borba. Foi um processo árduo, grande dificuldade de gravar na pandemia, mas o esforço valeu a pena. O documentário tem, acima de tudo, um cunho educativo. O Maestro Claudio Abrantes, um dos entrevistados, conta como um instrumento tão sofisticado como o sax foi parar nas comunidades ribeirinhas do Amazonas”, informou Graça.

Apesar de se tornarem mais conhecidas entre os manauaras com as transmissões das rádios, as tradições festivas nos beiradões datam de um período em que essa mídia nem existia.

Eliberto Barroncas chama atenção para isso em entrevista publicada na dissertação de mestrado do pesquisador Rafael Norberto. “A música do Beiradão aconteceu desde a época da borracha, quando os nordestinos vieram para cá. Não existia nessa época rádio, então eles tocavam, faziam as próprias festas, dançavam homem com homem no seringal, pela ausência de uma vida social com mulheres. Dançavam com mulher, mas também dançavam homem com homem”, aponta.

Ritmo genuinamente amazônico

Fidel Graça destaca que a obra também tem valor sentimental. “A música de beiradão tem um significado muito especial para quem é do interior, é algo indescritível. Parece estar no DNA do caboclo. Em Borba, você sente a energia e a magia quando se toca o sax. Eu quis mostrar a cara de Borba e homenagear os artistas que são minha inspiração”, afirmou o artista.

‘Beiradão – O Ritmo do Interior’ foi filmado em Borba e Manaus. A produção tem codireção de Luiz Almeida, edição e sonoplastia de Thiago Alencar, e música inédita do próprio idealizador.

“A música tema é um beiradão inédito, de minha autoria, produzida por Anderson Cantalice [também assistente de direção], gravada em Borba”, conta o diretor do documentário.

Ficha técnica

A obra tem produção da ML Produções e de Anderson Cantalice. Já os assistentes de produção foram Wildley Colares e Marcelo Gomes.

A captação de imagens é mais uma das funções de Graça, que também dirigiu a fotografia e escreveu o roteiro, com a colaboração de Luiz de Almeida. As imagens de apoio são de Maurício Motta.

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