Manaus, 28 de março de 2024

Cinema

Cine e Vídeo Tarumã retorna após um ano e vai promover entrevistas sobre o cinema no AM

Cineastas premiados, professores e críticos serão os convidados.

Da redação

Nesta semana, o Cine Vídeo Tarumã retorna com a programação cultural da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), após um ano com suas atividades paralisadas. Com a pandemia, o projeto foi reformulado e a equipe vai realizar entrevistas. Os convidados serão cineastas premiados, professores e críticos de cinema do Amazonas.

A partir da mudança, ao invés das tradicionais exibições de filmes, a equipe do Cine Vídeo Tarumã preparou uma programação voltada para encontros em lives.

O primeiro encontro ocorre nesta segunda-feira (29/3), às 19h. Na ocasião, será apresentada a dinâmica das lives e a equipe do projeto.

As lives com os entrevistados serão realizadas às quartas-feiras, às 19h, pelo perfil do Cine Tarumã no Instagram @cinevideotaruma. Na quarta-feira (31/3), será realizada a primeira live com convidados.

Projeto retornas com suas atividades após um ano. Foto: Divulgação

De acordo com a organização do projeto, o primeiro entrevistado será o diretor e roteirista Bruno Villela, responsável pelo curta de animação ‘O Mezanino’. A conversa será sobre a carreira, a produção do curta e a visão de Villela sobre a realização de animações no Amazonas.

Conduzidas pelos colaboradores do projeto, as entrevistas já contam com a presença confirmada de Bernardo Abinader e Isabela Catão, do premiado curta ‘O Barco e o Rio’; Caio Pimenta, editor-chefe do site de críticas Cine Set; Zeudi Souza, diretor de ‘O Buraco, e outros nomes envolvidos com a produção, ensino e divulgação de cinema no Amazonas.

O projeto, que hoje é coordenado pelo professor de arquivologia Luiz Santana, tem mais de 30 anos de existência. Realizado normalmente no miniauditório Narciso Lobo, localizado na Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam, o projeto precisou migrar para o ambiente virtual.

“Esperamos, dessa forma, contribuir com o fomento à cultura, educação, entretenimento e diversão para o público acadêmico, bem como para a comunidade em geral, buscando amenizar esse período difícil que estamos enfrentando”, disse o professor Luiz Santana.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!