Manaus, 19 de abril de 2024

Amazônia

Foto: Michael Dantas/SEC
Foto: Michael Dantas/SEC Foto: Michael Dantas/SEC

Museu do Seringal revela detalhes do ciclo da borracha na Amazônia

Instalações serviram de cenário para o filme 'A Selva'.

Da redação do Portal Edilene Mafra

O Museu do Seringal Vila Paraíso, na área rural de Manaus, revela detalhes do ciclo da borracha na Amazônia. O espaço foi inaugurado no dia 16 de agosto de 2002. Originalmente, as instalações serviram de cenário para o filme ‘A Selva’. Ao final, veja como chegar ao local.

O espaço reproduz um seringal do final do século XIX e início do século XX, época do ciclo da borracha e período de grande ascensão econômica do Amazonas.

Museu do Seringal tem visitas guiadas. Foto: Michael Dantas/SEC

Visitas guiadas

Por mês, o local recebe uma média de 1.395 pessoas. As visitas ao Museu do Seringal são guiadas.

O visitante pode conhecer o processo de produção das pelas de borrachas; compreender o modo de vida do seringueiro, submetido a condições de escravidão; ver como era a vida do dono do seringal, o seringalista, que ostentava luxo, em meio à floresta amazônica.

Visitante pode conhecer o processo de produção das pelas de borrachas. Foto: Michael Dantas/SEC

Locações para filme

As instalações do Museu do Seringal serviram de locações para o filme ‘A Selva’, do diretor português Leonel Vieira, que adaptou o livro de mesmo nome do escritor português Ferreira Castro.

O espaço foi doado à Secretaria de Cultura, que o transformou no Museu do Seringal Vila Paraíso. A doação é uma contrapartida do apoio dado pelo Governo do Estado do Amazonas à produção do filme.

Museu leva a compreender o modo de vida do seringueiro. Foto: Michael Dantas/SEC

Localização

O Museu do Seringal Vila Paraíso está localizado no Igarapé São João, na área rural de Manaus. O Igarapé São João é afluente do Igarapé do Tarumã-Mirim.

Funcionamento

O local recebe visitantes de terça a sábado, das 9h às 15h, com a última visita às 14h.

Venda de Ingressos

É cobrada uma taxa de manutenção de R$ 10.

Acesso

O acesso ao Museu do Seringal é feito somente por via fluvial. O visitante precisa pegar um barco, na Marina do David, no final da Estrada da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, de onde parte para o local. A viagem dura de 25 minutos a 30 minutos.

Antes, a travessia era feita pela ACAMDAF (092) 3658-6159, que cobrava R$ 14 por cada trecho. A empresa está situada na Avenida Coronel Teixeira, s/n, Flutuante Acamdaf. Marina do Davi – Ponta Negra. O site é acamdafturismo.net.

Agora, o turista precisa pegar embarcações particulares que ficam na Marina do Davi. Segundo o Governo do Amazonas, as embarcações não têm vínculo com a SEC-AM.

Contatos

Os contatos do Museu do Seringal são: o e-mail [email protected] e o telefone (92) 3631-6047.

Seringueira com marcas de cortes feitos para extração do látex. Foto: Michael Dantas/SEC

*As informações desta matéria foram atualizadas no dia 15 de agosto de 2021.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!