Manaus, 29 de janeiro de 2023

EVENTOS

Foto: Jane Uchôa Fotografia
Foto: Jane Uchôa Fotografia Foto: Jane Uchôa Fotografia

Musical inspirado em ‘Os Miseráveis’ ganha apresentação em Manaus

Musical é destaque na 1ª Mostra do Studio Belcanto.

Com informações da assessoria

O clássico musical da Broadway ‘Os Miseráveis’ ganha apresentação dos alunos do Studio Belcanto em Manaus. As interpretações em solo e em coro ocorrem no dia 19 de dezembro de 2022 (uma segunda-feira), às 19h, no auditório da Faculdade Martha Falcão Wyden.

O acesso ao evento, de caráter beneficente, custa um quilo de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituição filantrópica de Manaus, ainda a ser definida.

O concerto, baseado na obra do escritor e dramaturgo francês Victor Hugo, fará parte da 1ª Mostra Musical do Studio Belcanto, que terá início com performances individuais de estilos diversos como pop, rock e MPB.

Studio Belcanto. Foto: Jane Uchôa Fotografia

A produção da mostra é assinada por dois multiartistas amazonenses – a cantora crossover, atriz e bailarina Patrícia Botelho e o regente, ator e cantor crossover Davy Chaves, que também é diretor musical da mostra. Fundadores do Studio Belcanto, Patrícia e Davy são os únicos professores de canto do Amazonas capacitados no Método Belting Contemporâneo, criado pelo maestro Marconi Araújo, do Studio Marconi Araújo, de São Paulo.

Davy Chaves e Patrícia Botelho auxiliam cantores iniciantes e experientes a ampliarem seus conhecimentos sobre a fisiologia do aparelho vocal a partir do método, por meio do qual é possível produzir voz com o máximo de projeção e o mínimo de esforço.

Davy Chaves e Patrícia Botelho. Foto: Jane Uchôa Fotografia

“A ideia foi desafiar os alunos com um repertório complexo, em que fosse possível aplicar técnicas de canto necessárias para a realização de um musical. Escolhemos Os Miseráveis por se tratar de uma obra melodicamente envolvente e com interpretações marcantes”, explica Botelho.

Dentre as canções do repertório de Les ‘Os Miseráveis’ presentes no concerto estão os solos de I Dreamed a Dream, On My Own, Stars, Bring Him Home e Empty Chairs at Empty Tables, além das performances em coro de One Day More, Look Down e At the End of The Day – todos clássicos do teatro musical, também já interpretados no cinema em 2012 por Hugh Jackman, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Eddie Redmayne e grande elenco.

Técnica e evolução com saúde vocal

A mostra é resultado de cerca de cinco meses de ensaios semanais intensos do coro Belcanto, focados, principalmente, em ajustes vocais com base no método Belting Contemporâneo, do maestro Marconi Araújo, um dos mais reconhecidos diretores musicais e vocais do país, com trabalhos em óperas, teatro musical, televisão e cinema.

De acordo com a servidora pública Laís Reis, uma das primeiras alunas do Studio Belcanto, o método ampliou seus horizontes artísticos. “Percebi que hoje possuo mais versatilidade e saúde na minha voz. Antes, pensava que só conseguia cantar músicas suaves e que não tinha potência vocal. Após aprender as técnicas do Belting Contemporâneo, tenho expandido minhas possibilidades musicais e já me aventurei em estilos e músicas que nunca imaginei que seriam possíveis. Tudo com muita saúde vocal”, afirma.

Alunos do Studio Belcanto. Foto: Jane Uchôa Fotografia

Sobre a experiência e a evolução como aluno, o vigilante Silverson Gomes também se surpreendeu com sua extensão vocal a partir das aulas no Studio. “Com o passar do tempo, vamos agregando os ajustes vocais ao nosso corpo, conforme nossa dedicação. Nosso professor Davy sempre diz que 70% do trabalho depende da gente, do nosso esforço”, declarou.

Davy Chaves acrescenta que o método utilizado no Studio Belcanto mostra caminhos seguros com respostas mais rápidas e eficientes. “Alguns alunos que nos buscaram já faziam aula de canto, mas não tinham resultados e ainda sofriam com problemas vocais. Então, pesquisaram sobre o Belting Contemporâneo e vieram até nós, que somos os únicos capacitados no método no estado”, relembrou.

Alunos do Studio Belcanto. Foto: Jane Uchôa Fotografia

Experiência e expertise

Membro do Coral do Amazonas desde a sua fundação, em 1997, Davy Chaves é formado em licenciatura em Música pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em Bacharelado em Música Sacra com ênfase em Regência e Canto pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB). Participou da criação do curso de canto da escola de artes Interarte, onde atuou como professor por cerca de 10 anos.

Além de vocal coach, é professor de teoria, percepção e regência musical. Também é formado pelo Curso Livre de Teatro pela Interarte. Atualmente, cursa pós-graduação em Voz Cantada pela Faculdade Novo Horizonte.

Patrícia Botelho é bacharel em Música – Canto e Iniciação Musical pelo STBNB. Também é formada em Licenciatura em Música pela Ufam e em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dance, além de técnico em canto lírico pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Atuou no Coral do Amazonas por dez anos participando intensamente do Festival Amazonas de Ópera como corista e solista, dentre outros concertos. Foi atriz durante anos da Companhia de Teatro Interarte, onde fez cursos de Interpretação Teatral com Roger Barbosa.

Atualmente, Botelho reside em São Paulo, onde, além de ministrar aulas online pelo Studio Belcanto, desenvolve suas atividades artísticas. É aluna de canto do maestro Marconi Araújo. Cursa Interpretação Cênica para TV e Cinema na Academia de Atores com Paulo Emílio Lisboa e pós-graduação em Teatro Musical no Centro Universitário FMU FIAM-FAAM. Também estuda Ballet, Jazz e Sapateado.

Clássico ‘Os Miseráveis’

Ambientado na França do século XIX, ‘Os Miseráveis’ conta a história do ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido por décadas pelo incansável policial Javert em razão de ter violado a liberdade condicional. Valjean ficou preso por quase 20 anos pelo roubo de um pão. Após mudar de identidade, o protagonista busca redenção em relação ao passado sofrido quando decide cuidar da órfã Cosette, filha da prostituta Fantine, que tem um trágico destino.

Tendo a Revolução Francesa como pano de fundo, o romance publicado em 1862 contém críticas contundentes à desigualdade social e expõe dilemas morais presentes até hoje na sociedade.

SERVIÇO

Evento: 1ª Mostra Musical do Studio Belcanto
Data: 19 de dezembro de 2022 (uma segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da Faculdade Martha Falcão Wyden, na Rua Natal, 300, Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus
Ingresso: 1kg de alimento não-perecível

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!