Manaus, 1 de fevereiro de 2023

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Feira de Livros do Sesc 2023 ocorre em outubro em Manaus

Jorge Tufic Alaúzo será homenageado nesta edição da feira.

Com informações da assessoria

A Feira de Livros do Sesc Amazonas 2023 ocorrerá no mês de outubro em Manaus. O poeta e jornalista Jorge Tufic Alaúzo será homenageado nesta edição.

Jorge Tufic foi um dos fundadores do Clube da Madrugada, em 1954, um dos mais importantes movimentos literários do Amazonas, além de assinar a autoria do Hino do Estado.

Natural de Sena Madureira, no Acre, o poeta era membro da Academia Amazonense de Letras, desde 1969, onde ocupava a cadeira número 18, do patrono Jonas da Silva. Fez parte igualmente da Academia Acreana de Letras.

“Jorge Tufic é uma das personalidades literárias mais importantes da Amazônia, pela qualidade estética de sua obra e a riqueza temática de sua produção criativa. Como poeta foi um espírito inquieto e um renovador da arte do verso, ao mesmo tempo em que buscou um diálogo com a realidade e ancestralidade amazônica. Sua literatura é fundamental na construção identitária regional e nos ajuda a compreender o nosso processo cultural”, explicou o curador da Feira de Livros, Tenório Telles.

“Mais que uma homenagem, o Sesc presta um tributo e um reconhecimento pela vida e obra desse artista da palavra, que é um dos fundadores do Clube da Madrugada”, completou Tenório.

Feira de Livros do Sesc Amazonas. Foto: Divulgação

Feira de Livros do Sesc Amazonas

A Feira de Livros do Sesc Amazonas reúne as principais editoras e livrarias da região e promove encontro de leitores com autores regionais e nacionais. Também conta com uma extensa programação multicultural, além de palestras, oficinas, mesas temáticas.

O evento promove, ainda, o tradicional Café Literário, onde são realizados debates, lançamentos de livros e sessão de autógrafos.

Em 2022, a feira contabilizou mais de 60 horas de programação cultural e literária gratuita para o público amazonense. Em parceria inédita com grandes empresas como Tik Tok e Leiturinha, a Feira de Livros contou com um público de mais de 50 mil pessoas em cinco dias de evento.

“Nossas atividades de fomento à leitura e acesso à literatura são programadas de forma dinâmica, lúdica, visando tornar atrativo o imaginário literário e aguçar a curiosidade do público. Neste ano de 2022, tivemos um público recorde de alunos em contato com o universo da literatura. Foram mais de 80 caravanas escolares das redes privada e pública de ensino”, explicou o Gerente de Programas Culturais e Educacionais do Sesc Amazonas, César Marinho.

César adiantou que para 2023 serão montados diversos espaços temáticos disponíveis ao público de forma gratuita, como o retorno do Planetário Móvel do Sesc Ciências e atividades de robótica educacional.

Sobre Jorge Tufic

Considerado um dos poetas mais expressivos da moderna literatura amazonense, Jorge Tufic teve sua estreia literária em 1956, com a publicação de ‘Varanda de Pássaros’. Após isso, escreveu mais de 30 obras, envolvendo crônicas, romances, poesia, conto, entre outras produções literárias.

É autor da letra do Hino do Amazonas, cuja música é do maestro Claudio Santoro, vencendo em primeiro lugar o concurso nacional promovido pelo então governador José Lindoso, no ano de 1980. Jorge Tufic faleceu em 2018, em São Paulo. Sua jornada como escritor é uma das mais profícuas da literatura do Amazonas, pela qualidade e diversidade temática.

SERVIÇO

Evento: Feira de Livros do Sesc Amazonas
Data: outubro de 2023

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!