Manaus, 3 de fevereiro de 2023

EVENTOS

Arte: Shiko/Reprodução
Arte: Shiko/Reprodução Arte: Shiko/Reprodução

Confira a programação da ‘Semana do Quadrinho Nacional – Manaus’ e saiba tudo sobre a edição 2022

A edição também contará com mesas de autográfos.

Da redação

A 4ª Semana do Quadrinho Nacional – Manaus (SQNMao) terá início no sábado (29/1). O evento vai contar com diferentes atividades, como exposições, Artists’ Alley – local destinado aos artistas – com quadrinistas locais e nacionais. A edição 2022 também terá lançamento de livros e revistas, além de oficinas, palestras e mesas de autógrafos. Confira a programação completa.

Por conta da pandemia, as oficinas e palestras vão limitar o público. O agendamento é feito pelo Instagram da organização do evento (@semanadoquadrinho.mao).

Ao Portal Edilene Mafra, o curador da Semana do Quadrinho Nacional – Manaus, Evaldo Vasconcelos, destacou as novidades da edição.

“Quando o evento começou, era basicamente mesas de venda de quadrinhos de autores locais e mesas de autógrafos. Na segunda edição, tivemos uma exposição, e na terceira, começamos a ter as oficinas e cursos. Desta vez, teremos tudo isso e serão duas exposições, além da mesa de autógrafos na Banca do Largo e também no Amazonas Shopping”, contou.

A programação da SQNMao segue com atividades até o dia 6 de fevereiro de 2022.

Arte: Shiko/Reprodução

Convidados

O evento contará com a participação de profissionais da área. A seguir, saiba mais sobre eles.

Wagner Willian

Wagner Willian (@wagner.willian) é artista plástico e quadrinista. Em 2015, ganhou o troféu ‘HQMix de Novo Talento Roteirista’ com a HQ Bulldogma publicada pela Editora Veneta. Foi contemplado em 2019 pelo Edital de Quadrinhos da Secretaria Municipal de São Paulo com a obra ‘Silvestre’, chegando a ganhar o Prêmio Jabuti com a mesma obra.

No evento, o artista fará o lançamento nacional de sua nova obra ‘Todas as Pedras no Fundo do Rio’.

Fabi Marques

Fabi Marques (@porrafabi) é uma reconhecida colorista do mercado brasileiro. Atualmente, tem trabalhado principalmente para editoras americanas. Já atuou em diversos títulos independentes, games e editoras como Panini, Ubisoft, Mad Cave, Dauntless e recentemente no título ‘Batman: The World’ para a DC Comics.

Gidalti Junior

Gidalti Junior (@gidaltimoura) é quadrinista, pintor e professor. É autor de ‘Castanha do Pará’, lançando em 2017, de forma independente; e em 2018, pela Editora Sesi. O artista é vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos em 2017 e do White Ravens.

É autor de Brega Story (2021, Editora Brasa); mestre em Artes Visuais (ICA/UFPA) e especialista em História da Arte – Teoria e Crítica (Belas Artes); e professor na Escola Britânica de Artes Criativas em
São Paulo e da Escuela de Artes y Letras em Bogotá.

Paulo Moreira

Paulo Moreira (@paulomoreirap) é quadrinista especializado em web tiras. O artista é novo no cenário nacional e tem se destacado pelo traço simples e contraste de cores fortes em suas artes. Paulo tem mais de 300 mil seguidores acompanhando seu trabalho no Instagram.

Shiko

Shiko (@chicoshiko) é quadrinista, grafiteiro e diretor de cinema. É um do mais respeitados e consagrados quadrinistas brasileiros, sendo reconhecido por suas ilustrações que destacam a cultura brasileira.

O artista foi o ilustrador do cartas da Semana do Quadrinho Nacional. A tela original fará parte do acervo da exposição ‘Sarana‘, no Amazonas Shopping.

Felipe Vinha

Felipe Vinha (@felipevinha) é jornalista com mais de 15 anos de carreira, especializado em cultura pop e tecnologia.

Ademar Vieira

Ademar Vieira (@ademar__vieira) é jornalista, roteirista, quadrinista e ilustrador. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Fez curso de roteiro na Academia Internacional de Cinema (AIC), de São Paulo.

Atualmente, trabalha como roteirista de conteúdo audiovisual na empresa Petit Fabrik, onde assina roteiros de séries infantis e games. É membro-fundador do estúdio Black Eye e autor de HQs como ‘Sete Cores da Amazônia’, em parceria com Tieê Santos, e ‘Ajuricaba’, que recebeu a indicação de melhor HQ de 2021 pelo Prêmio Jabuti.

Exposições

Na quarta edição da Semana do Quadrinho Nacional – Manaus, o público vai poder conferir duas exposições de quadrinistas nacionais e locais. São elas: ‘Sarana’ e ‘Manara’.

‘Sarana’

A exposição ‘Sarana‘, deusa da noite para os indígenas da etnia Manaus, ficará em cartaz de 29 de janeiro a 6 de março de 2022, na Casa das Artes. A mostra vai apresentar histórias em quadrinhos (HQs) de quatro artistas brasileiros, como Gidalti Jr, Wagner William, Paulo Moreira e Shiko. Saiba mais aqui.

‘Manara’

A mostra ‘Manara’, deusa do dia dos indígenas da etnia Manaus, vai apresentar obras de quadrinistas amazonenses. A exposição ficará instalada no segundo piso do Amazonas Shopping, próximo à loja Polishop, até o dia 6 de fevereiro de 2022.

A visita ficará aberta todos os dias da semana. De segunda a sábado, abrirá das 10h às 22h e, domingo, das 12h às 21h. Saiba mais aqui.

Palestras/oficinas

Nesta edição, as palestras, oficinas e debates terão um público limitado de 20 participantes. A medida de prevenção foi adotada por conta da Covid-19.

As inscrições para participar estão sendo realizadaspreviamente pelo Instagram (@semanadoquadrinho.mao).

O link direto é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEGQlC5LIEvIvgZTj-lmrBRwdufAq1sdbSkOuBvCPIOmG7fQ/viewform.

Segundo informações de Evaldo Vasconcelos, as vagas para as atividades deste primeiro fim de semana já esgotaram. Em breve, novas vagas para o segundo fim de semana – 5 e 6 de fevereiro – serão abertas.

Locais do evento

As atividades da programação da Semana do Quadrinho Nacional – Manaus vão ocorrer em quatro locais. Confira:

  • Auditório da Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista

No auditório da Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, situado na Rua Costa Azevedo, 216, Centro de Manaus, serão realizadas as oficinas e palestras da SQNMao.

A ação conta com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Evento (Manauscult).

  • Casa das Artes

A Casa das Artes, situada no Largo de São Sebastião, no Centro da cidade, receberá a exposição ‘Sarana’ (nome da deusa da noite dos indígenas da etnia Manaus).

No local, serão expostos trabalhos dos artistas convidados: Paulo Moreira, Wagner Willian, Shiko e Gidalti Jr.

A ação tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e foi contemplada no edital do Prêmio Amazonas Criativo.

  • Banca do Largo

A Banca do Largo, instalada na Rua José Clemente, 573, no Largo de São Sebastião, vai receber seis dias de mesas de autógrafos com os artistas nacionais e locais.

  • Amazonas Shopping

O Amazonas Shopping, na Zona Centro-Sul da capital, receberá a exposição ‘Manara’ (nome da deusa do dia dos indígenas da etnia Manaus).

A livraria Leitura, situada dentro do centro de compras, também vai contar com uma mesa de autógrafos com os autores Ademar Vieira e Paulo Moreira.

Semana do Quadrinho Nacional – Manaus

A Semana do Quadrinho Nacional – Manaus (SQNMao) é organizada pelo Grupo Ajuri, desde o ano de 2019. A iniciativa surgiu a partir da celebração do Dia do Quadrinho Nacional, comemorado no dia 30 de janeiro.

Na capital amazonense, o evento busca apresentar ao público os trabalhos de artistas amazonenses que fazem parte da produção brasileira da Nona Arte.

De acordo com informações do grupo, a SQNMao quer divulgar a produção local, estimular o aperfeiçoamento dos quadrinistas e ampliar o contato dos artistas de diversas regiões do país.

O Grupo Ajuri é formado pelo produtor cultural e roteirista Evaldo Vasconcelos; pela diretora de conteúdo e editora Sâmela Hidalgo; pela atriz, cantora e apresentadora Rita Flor; e pelo designer e quadrinista Geovan Motter.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: https://www.semanadoquadrinhomao.com/.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Sábado (29/1)

11h – Abertura do evento e da exposição ‘Manara’, no Amazonas Shopping, Zona Centro-Sul de Manaus.

15h15 – Evaldo Vasconcelos debate o quadrinho ‘Todas as Pedras no Fundo do Rio’ com o autor Wagner William, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

16h – Cristian Pio debate o quadrinho Brega Story com o autor Gidalti Jr., na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

16h às 19h – Abertura da exposição ‘Sarana’, na Casa das Artes

20h – Mesa de autógrafos com Ademar Vieira e lançamento de seu novo título: ‘Sem Palavras’, na Banca do Largo.

Domingo (30/1)

10h às 12h – Processo de criação e produção de histórias em quadrinhos com o autor Gidalti Jr. – Parte 1, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

13h- Anúncio da abertura das inscrições do Prêmio Mapinguari de Quadrinhos, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

14h às 17h – Processo de criação e produção de histórias em quadrinhos com o autor Gidalti Jr. – Parte 2, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

12h às 21h – Exposição ‘Manara’, no Amazonas Shopping.

16h às 19h – Exposição ‘Sarana’, na Casa das Artes

20h – Mesa de autógrafos com Gidalti Jr. e lançamento de seu novo título: ‘Brega Story’, na Banca do Largo.

Segunda-feira (31/1)

10h às 22h – Exposição ‘Manara’, no Amazonas Shopping

16h às 19h – Exposição ‘Sarana’, na Casa das Artes

20h– Mesa de autógrafos com o autor Wagner Wiliam, na Banca do Largo.

1° a 3 de fevereiro

10h às 22h – Exposição ‘Manara’, no Amazonas Shopping

16h às 19h – Exposição ‘Sarana’, na Casa das Artes

4 de fevereiro

10h às 22h – Exposição ‘Manara’, no Amazonas Shopping

15h – Fabi Marques e Paulo Moreira debatem Processo Criativo, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

16h às 19h – Exposição ‘Sarana’, na Casa das Artes

19h – Mesa de autógrafos com Ademar Vieira e Paulo Moreira, na livraria Leitura, no Amazonas Shopping.

20h – Mesa de autógrafos com artistas amazonenses, na Banca do Largo.

5 de fevereiro

12h às 22h – Exposição ‘Manara’, no Amazonas Shopping

16h às 19h – Exposição ‘Sarana’, na Casa das Artes

16h – Palestra Fabi marques sobre Cores nos Quadrinhos, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

20h – Mesa de autógrafos com a autora Fabi Marques e mediação de Felipe Vinha, na Banca do Largo.

6 de fevereiro

12h às 22h – Exposição ‘Manara’, no Amazonas Shopping

15h – Semana do Quadrinho Manaus entrevista Felipe Vinha sobre Jornalismo Cultural, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

16h – Semana do Quadrinho Manaus entrevista Paulo Moreira sobre quadrinhos digitais, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.

20h – Mesa de autógrafos com o autor Paulo Moreira e mediação de Felipe Vinha, na Banca do Largo.

7 de fevereiro a 6 de março

16h às 19h – Exposição ‘Sarana’, na Casa das Artes

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!