Manaus, 2 de fevereiro de 2023

EVENTOS

Foto: Ney Xavier/Cia Escalafobéticos
Foto: Ney Xavier/Cia Escalafobéticos Foto: Ney Xavier/Cia Escalafobéticos

Cia Escalafobéticos apresenta teatro de rua no interior do AM

O espetáculo 'Bumboso' faz parte do projeto 'Circuito AM-363'.

Com informações da assessoria

A Cia de Atores Escalafobéticos vai apresentar o espetáculo ‘Bumboso – A história de um boizinho festeiro‘, na sexta-feira (21/1) e no sábado (22/1), nos municípios de Silves e Itapiranga, respectivamente. O espetáculo faz parte do projeto ‘Circuito AM-363’, que também conta com uma oficina de confecção de fantoches.

As atividades serão realizadas de forma itinerante e descentralizada e não terão os locais de apresentação previamente divulgados, ganhando características do teatro mambembe.

Cia Escalafobéticos apresenta teatro de rua no interior do AM. Foto: Ney Xavier/Cia Escalafobéticos

“Vamos percorrer por bairros e comunidades dos municípios onde, de maneira mambembe, vamos desembarcar e apresentar o espetáculo para os comunitários daquela localidade, respeitando todas as regras necessárias e decretos contra a proliferação da Covid-19, como o distanciamento social, a solicitação de comprovante vacinal, o uso de máscaras e a distribuição de álcool em gel”, explica Izabel Rocha, atriz e produtora do projeto.

O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa 2021 – Prêmio Amazonas Criativo, viabilizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O espetáculo apresentado será ‘Bumboso – A história de um boizinho festeiro’. Foto: Ney Xavier/Cia Escalafobéticos

Espetáculo

A cultura e o folclore popular são as bases para o desenvolvimento de ‘Bumboso’. Em noites escuras, na fazenda do Seu Coxinho, uma coisa chama a atenção do boizinho Bumboso: a música que vem de longe. Na busca por descobrir o que acontece por detrás das cercas da fazenda, Bumboso viverá uma grande aventura e terá uma grata surpresa ao lado do seu amigo, o boi Malhadinho.

Completam o elenco os atores Eduardo Gomes e Wallace Abreu, que assina ainda a dramaturgia e direção do espetáculo.

Conforme informações da cia, todos os artistas e técnicos envolvidos no projeto serão testados contra a Covid-19 antes do início das atividades e realizarão as ações do projeto utilizando máscaras de proteção.

‘Bumboso – A história de um boizinho festeiro’. Foto: Ney Xavier/Cia Escalafobéticos

Oficina

Após as apresentações, os atores realizarão uma oficina de confecção de fantoches, feitos com materiais recicláveis, direcionada a crianças e adolescentes das comunidades por onde o projeto passar.

“Bumboso é um espetáculo que se utiliza da linguagem de bonecos e formas animadas para construir sua narrativa. Queremos compartilhar, durante a realização das oficinas propostas, um pouco do conhecimento adquirido, mostrar para os jovens que é possível utilizar materiais descartados, que se tornariam lixo, em elementos cênicos de cunho artístico”, completa Izabel.

SERVIÇO

Evento: espetáculo ‘Bumboso – A história de um boizinho festeiro’
Data: sexta-feira e sábado, 21 e 22 de janeiro de 2022
Local: municípios de Silves e Itapiranga, no Amazonas
Ingresso: gratuito

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!