Manaus, 3 de fevereiro de 2023

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Banco da Amazônia promove live com artista amazonense Zeca Nazaré

Live será transmitida pelo RealTime1 no YouTube, nesta quinta (22).

Da Redação

O Banco da Amazônia promove live com artista amazonense Zeca Nazaré, nesta quinta-feira (22/12), às 18h30 (horário local). A roda de conversa será transmitida pelo canal do Portal de Notícias RealTime1 no YouTube.

O artista paraense Marinaldo Santos e o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Paulo Simonetti, também participam da live, que tem como tema: ‘O artista visual e o mercado’.

Os participantes da live vão concorrer a uma gravura de Zeca Nazaré, a obra ‘Canoas Sincopada’ (48x33cm).

A live antecede a exposição ‘Meu Universo Visual’ do amazonense.

Zeca Nazaré. Foto: Divulgação

Exposição ‘Meu Universo Visual’

A exposição ‘Meu Universo Visual’ acontece no período de 10 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023, no Espaço Cultural Banco da Amazônia, em Belém, capital do Pará. Zeca Nazaré vai expor 20 obras, entre elas, duas em grande formato.

A mostra, uma realização da empresa amazonense Dabacuri Produções, foi um dos projetos vencedores do Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2022.

Zeca Nazaré

Zeca Nazaré trabalha profissionalmente desde a década de 70 pelo mundo das artes visuais. É pintor, desenhista e artista gráfico. Seus trabalhos já foram apresentados em exposições coletivas e individuais em cidades brasileiras e também no exterior.

Participou da Bienal de São Paulo de 1976, onde expôs a instalação Projeto Aldeia, contendo paneiros indígenas com bananas que foram amadurecendo e sendo comidas pelos visitantes. Ilustrou capas de livros, cartazes para shows e peças de teatro. Por sua participação ativa no cenário das artes plásticas de Manaus, foi escolhido Artista Plástico do Ano em 1981.

Suas gravuras em serigrafia e litografia, produzidas na década de 90 pela Editora Yamagos Glatt, de São Paulo, estão em várias cidades brasileiras e do exterior. Em 2005 foi editado pela Universidade Federal do Amazonas, o livro ‘Zeca Nazaré – pintor, desenhista e artista gráfico’.

Nos últimos anos vem se dedicando também a reproduzir suas obras em grandes formatos, como painéis pintados à mão e em outros suportes como peças de vestuário o que amplia a visibilidade de seu ‘Universo Visual’ para vários públicos.

Marinaldo Santos

Artista plástico paraense, pintor e desenhista autodidata. Em 1987 começou a realizar exposições individuais e coletivas, participando de mostras em todo o país e no exterior (Alemanha, Estados Unidos, Holanda, França).

Já fez exposições em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e outros estados, assim como nos Estados Unidos (Miami e Nova York), Alemanha, França e Portugal. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Grande Prêmio do Salão de Artes do Pará.

Na capital paraense, ele possui um ateliê que costuma ser visitado pelo público, incluindo alunos de arquitetura e arte.

Paulo Simonetti

Paulo Simonetti é professor da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas e coordena o Curso de Artes Visuais do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) com atuação nos municípios Benjamin Constant, Envia e Manicoré.

Foi diretor do Centro de Artes da UFAM – e coordenador do Programa de Extensão Galeria de Artes da UFAM no período de 2015ª 2017.

Atualmente leciona as disciplinas de história da arte geral e do Brasil e orienta de iniciação científica / PIBiC. É mestrando em artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS/Ufam).

SERVIÇO

Evento: Roda de conversa ‘O Artista visual x O Mercado’ com Zé Nazaré, Marinaldo Santos e Paulo Simonetti
Data: quinta-feira, 22 de dezembro de 2022
Horário: 18h30
Transmissão: Canal do RealTime1 no YouTube (@realtime1noticias)

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!